blog Express

Coronavírus: como o avanço da doença já impacta economia do Brasil e do mundo

Gigantes como Toyota, Starbucks, McDonald’s, Foxconn e Volkswagen reduziram ou paralisaram suas atividades na China, mas impacto econômico já vai além do gigante asiático.

O surto do novo coronavírus tem provocado imagens incomuns na China, país de 1,3 bilhão de habitantes acostumado a ruas abarrotadas, lojas cheias e atividade econômica intensa.

Já há mais de 10 mil casos registrados, os mortos passam de 300 e a doença chegou a duas dezenas de países. A rápida propagação do vírus indica que ele pode se tornar uma pandemia, ou seja, uma epidemia em escala global.

Mas os efeitos são sentidos muito além do continente asiático. “Nossas exportações, no momento, pode ser que afetarão 3%. Isso pesa para nós. Afinal de contas, a China é o nosso maior mercado exportador (importador)”, declarou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

 

Queda nos gastos

Todas as Províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais, como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, epicentro do surto onde vivem 11 milhões de pessoas.

Autoridades chinesas pediram a mais de 40 milhões de habitantes dessas localidades que não deixem suas casas ao longo de duas semanas.

© 2020 Todos os direitos reservados a AjuExpress Logística - Política de Privacidade

barsan soluções